photoshop dreamwaever flash ilustrator fireworks fireworks indesigner mysqlworkbench blender chrome firefox safari
parallels vitual box vmware bluej netbeans remote windows guj sqldeveloper astah sped
unipaas abraweb mysql php ulbra lgdesigner mssql plsql
oracle apple Cigam Software Corporativo QI Escola Técnica e Faculdades Flickr Tiago Endres Kochenborger clickPro
Tiago Endres Kochenborger


Utilizando o MySQL (Banco de Dados)


Muitos programadores não gostam do MySQL, na maioria dos meus projetos como freelancer, utilizo ele até mesmo para sistemas desktop. Uma das questões que gosto, é a flexibilidade de utilização na maioria das plataformas. Outra questão muito boa é que utiliza poucos recursos de hardware.

Além de suportar controle transacional, triggers, cursor (Non-Scrollable e Non-Updatable), stored procedures e functions, claro que utilizando o InnoDB(tipo de armazenamento).

Contempla vários tipos de armazenamento, caso queira saber mais sobre cada uma delas acesse o link Storage Engines, quando não necessita de controle transacional utilizo o tipo de armazenamento MyISAM, o tamanho das tabelas diferencia muito, exemplo tenho um Banco com 208MB todo em MyISAM tendo um total de 827.799 registros ao alterar para InnoDB passa para 404.4MB.

Para criar os Diagramas ER utilizo o MySQLWorkbench e outro muito bom é o DBDesigner.

Como programo em PHP geralmente instalo o MySQL com um Sevidor Apache os programas que uso são EasyPHP(Windows), Wamp(Windows), Lamp(Linux) e Mamp.

A performance dele é muito boa, cuidando os índices e tomando alguns cuidados, tais como não realizar select com where em campos que não fazem parte de algum dos índices ou não realizando select full(utilize o comando limit).

Segue o link para site oficial do MySQL.

Insira seu comentário